Um dia, Haruhi está procurando um local tranquilo para estudar e encontra a "3ª sala de música". Sua vida escolar muda então drasticamente pois é nessa sala em que estão os jovens do "Clube de Anfitriões": Um clube de jovens ricos que, por dinheiro, fazem companhia para as moças da escola.
Cada um do clube faz um "tipo" diferente: Tamaki Suou é o tipo principe, com seus cabelos loiros e seu jeito de herói. Ele também é o par romântico de Haruhi.
Kyoya Ootori é o tipo intelectual, sempre pensando em dinheiro e agindo unicamente pela razão.
Os gêmeos Hikaru e Kaoru são os gêmeos "diabinhos", sempre aprontam das suas e acabam se tornando muito amigos de Haruhi (o que não os impede de continuar aprontando com ela).
Mesmo sendo praticamente um anime de humor confesso que derramei algumas lágrimas no ultimo episódio, foi muito lindo o desfecho dos personagens principais. Sem querer soltar spoilers, achei diferente a maneira como tudo terminou, Haruhi é mesmo uma heroína muito independente.
Outra coisa, que não é exclusiva desse anime, mas sim um traço da cultura japonesa: Os personagens são incentivados a nunca desistir e dar o máximo de si em todas as oportunidades. Como diz o pai de Haruhi (em inglês por que só achei a quote nessa língua):
"There are indeed many things in this world that cant be chance no matter how hard you try. Thats why you cant hesitate when the time comes when you have to give it all you got..."[Minha tradução: Há de fato muitas coisas nesse mundo que não se pode ter chance, não importa o quão duro você tente. É por isso que você não pode hesitar quando a chance vier (por que é quando) você tem que dar tudo o que você tem]
Recomendo para quem aprecia um anime com bons personagens e com uma história que te faz sorrir sem querer.