sábado, 3 de novembro de 2012

A história de Yuki e Yuno - Mirai Nikki (Anime)


  Terminei de assistir ontem. Aproveitei que era feriado (Finados) e fiz uma maratona para assistir os 11 episódios para assistir os 11 episódios que faltavam para que eu finalizasse a história. 


   Mirai Nikki (que em português quer dizer "Diário do Futuro") conta a história do jovem Yukiteru, um garoto sem amigos que, ao invés de interagir com as pessoas, escreve tudo o que acontece a sua volta em seu celular, como uma espécie de diário. O lugar preferido de Yuki é em casa, em baixo das cobertas, onde ele pode sonhar com um 'mundo mágico' em que fala com o próprio Deus Ex Machina, uma criatura sobrenatural que Yuki acha ser produto de sua mente. 
    Um dia esse tal Deus o convida para participar de um jogo de sobrevivência com outros 11 jogadores. O objetivo do jogo? Decidir quem seria o próximo Deus, capaz de controlar tempo e espaço. Yuki aceita participar do jogo e, quando acorda, percebe que seu diário está contando o futuro. 
    O que Yuki só vem a saber depois é que todos os jogadores do jogo de sobrevivência também tem diários de previsão, mas nem todos os diários funcionam da mesma maneira. Nesse momento Yuki descobre que sua colega de classe Yuno Gasai também é uma participante mas se surpreende quando a garota afirma que não tem interesse em ser "Deus" mas sim em proteger o próprio Yuki. O diário do futuro de Yuno é narra todos os passos do garoto pois ela vivia a observá-lo e escrever sobre ele em seu diário. 
    Não sei por que comecei a assistir esse anime, já que a sinopse não me atraiu nem um pouco. Mas, depois que comecei a assistir Mirai Nikki, não consegui mais parar até concluir a história. A trama, os personagens, os arcos no final de cada episódio... Tudo isso tornou Mirai Nikki um dos melhores animes que assisti esse ano e com certeza um dos meus favoritos de todos os tempos. 

     A começar pela trama. Não é simplesmente "porradaria", há mistérios que envolvem tanto os personagens e quanto o próprio "jogo de sobrevivência". Ninguém é o que parece ser e logo no primeiro episódio percebemos que as reviravoltas no enredo fazem parte do anime. 


Yuki e Yuno
      Falando um pouco dos personagens, outro ponto fortíssimo de Mirai Nikki. O personagem principal é Yuki Amano, sobre o qual já falei acima. No inicio não gostei muito dele, não só por que a dublagem dele parece ter sido feita por uma mulher, dando um ar infantil ao personagem, mas também pela as atitudes do próprio Yuki. Ele é covarde e chorão, se escondendo atrás da Yuno sempre que alguém surge para matá-lo.  
     O que nos leva a outra personagem principal, Yuno Gasai. É o primeiro anime que eu assisto cuja personagem feminina é Yandere, um termo que se usa para falar de uma garota, inicialmente gentil e amável, que se torna uma psicótica assassina com o tempo. Yuno é completamente apaixonada/obssecada por Yuki, razão pela qual fará tudo para protege-lo: Seja matar, roubar, enganar... Essa personagem tem um contraste tão grande entre seu jeito kawaii e suas atitudes que me vi gostando dela (mais até do que do Yuki) logo nos primeiros persoangens. Com o tempo percebemos que Yuno esconde alguns segredos mas esses não serão revelados em sua totalidade antes do final. 
       Esses dois são os personagens principais mas é impossível não citar alguns dos outros participantes do jogo de sobrevivência. Isso por que há uma preocupação do autor do mangá/anime em dar uma profundidade a quase todos os personagens que participam do jogo, com exceção de um ou dois. Ou seja, embora esses personagens sejam antagonistas na história, pois tem um objetivo oposto aos do protagonista, o autor faz com que vejamos o lado da história deles também, de forma que dá até para compreender alguma de suas atitudes.

          Entre os antagonistas, cito principalmente Uryuu Minene , a nona participante do jogo. No inicio achei que ela fosse apenas uma terrorista meio porra-louca mas não é que até mesmo torci por ela em alguns momentos? Afinal, se ela é louca, cheia de defeitos e disposta a tudo para conseguir vencer o jogo, ela não deixa de ser um pouco parecida com Yuno, porém em lados opostos. Não quero dar spoilers sobre o final mas nesse percebemos que Minene é muito mais parecida com Yuki do que com Yuno. 
         Outros personagens que se destacaram para mim foi "o casal". Não citarei nomes para, novamente, não dar spoiler, mas confesso que chorei no episódio em que eles sairam do jogo. A história é muito mais bonita do que a principio eu pensei. 
         E isso tudo só me fez lembrar de outro personagem fantástico: Aru Akise. O garoto, metido a detetive, age como uma espécie de rival de Yuno pois está sempre lá para proteger e Yuki também, porém utilizando-se mais da astúcia. Akise roubou a cena para mim pois sempre parece desconfiar e adivinhar pretextos ocultos por parte dos outros personagens (principalmente da Yuno). 

         Durante os 26 episódios do anime, eu ri, chorei, xinguei e surtei (no bom sentido) com o destino dos personagens. O final foi agridoce mas consigo ver um lado positivo nele - minha unica dica para quem for assistir é prestar a atenção na cena após os créditos finais. 

         Ouvi dizer que o mangá termina de forma diferente mas ainda não procurarei me informar (e peço que não me deem spoilers) pois tenho a esperança de um O.V.A. que explique aquele final fantástico. 



               Enfim, Mirai Nikki é um anime para meninos e meninas. Coloquei no título "A história de Yuki e Yuno" pois, para mim, foi muito mais uma história de loucura e amor entre esses dois do que aquela coisa do jogo de sobrevivência. No final me vi torcendo loucamente por esse casal, principalmente quando Yuki deixa de ser covarde e começa a participar mais da história, depois do episódio 15 mais ou menos. Mas, depois do final do episódio 26, é impossível não gostar de Yuki tanto quanto de Yuno. 

          Por isso ambos estão no título pois, embora haja sempre aquela dúvida do "Ele teria se apaixonado por qualquer um que o tivesse defendido?" ou "Ela teria se apaixonado por qualquer um que lhe desse esperanças?", acho que isso não ocorreria pois o destino de ambos estão ligados. Pronto falei. 

              Anime nota 10, pessoal, assistam sem medo. 

P.S.: Destaque para a trilha sonora do anime que é ótima, não só pelas músicas de abertura e encerramento. 
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo
 
Copyright 2010 Coisas de Karol | Powered by Blogger.