sábado, 19 de março de 2011

O que é procrastinação?



pro.cras.ti.nar
  1. deixar para fazer algo mais tarde
 
                                                                     FONTE: Wiktionary

       Não é tão simples assim mas é mais ou menos isso. Procrastinadora é aquela pessoa que deixa tudo para a ultima hora, que vai "empurrando com a barriga", adiando até o prazo final. Eu sou assim =D

      Mas não é uma coisa inventada, é um problema psicológico mesmo. Basicamente, há dois tipos de procrastinadores: Os relaxados e os tensos-nervosos. 
      Os relaxados são aqueles que abandonam suas responsabilidades e as veem como coisas negativas, por isso, direcionam a energia para outras coisas.

        Já o segundo tipo é um pouco mais complexo. Vou colocar o trecho do Wikipédia que fala sobre isso. Quem quiser ver o verbete inteiro é só clicar AQUI. 

O procrastinador tipo tenso-nervoso normalmente sente-se dominado por pressão, irreal quando trata-se de tempo, incerto sobre seus objetivos e muitos outros sentimentos negativos. Sentindo que lhes falta a habilidade ou foco para completar seus trabalhos, eles dizem a si mesmos que precisam "desestressar" e relaxar, e que é melhor "ir com calma à tarde para começar de novo na manhã seguinte", por exemplo. O "relaxamento" do procrastinador desse tipo é geralmente temporário e inefetivo, e leva a até mais stress conforme o tempo vai se esgotando, prazos se aproximam e a pessoa se sente cada vez mais culpada e apreensiva. Esse comportamento vira um ciclo de fracasso e atraso, enquanto os planos e objetivos são deixados de lado e anotados "para amanhã" ou para a próxima semana repetidamente. Isto também traz um efeito debilitante em sua vida pessoal e suas relações. Como os procrastinadores desse tipo são incertos em relação a seus objetivos, eles muitas vezes se sentem desconfortáveis com pessoas confiantes e objetivas, o que pode causar depressão. Procrastinadores tensos-nervosos geralmente recolhem-se da vida social, evitando contato até mesmo com amigos próximos.

         Também falam nesse artigo que o ato de Procrastinar está quase sempre ligado ao perfeccionimo e a ansiedade. Os procrastinadores são, normalmente, pessoas que não aceitam seu próprio perfeccionismo e que também tem uma auto-estima muito baixa.

         É isso.


p.s.: Como toda procrastinadora, adiei esse post por semanas a fio. 
  • Stumble This
  • Fav This With Technorati
  • Add To Del.icio.us
  • Digg This
  • Add To Facebook
  • Add To Yahoo
 
Copyright 2010 Coisas de Karol | Powered by Blogger.